Pesquisa Qualitativa de Alta Validade



Muitas vezes é preciso conhecer em profundidade assuntos complexos, dentre eles as aspirações mais profundas dos consumidores e situações para as quais há pouco conhecimento disponível.

Para casos de maior complexidade e incerteza, disponibilizamos ao mercado brasileiro a pesquisa qualitativa baseada no Método Delphi.
Este é um método muito utilizado em pesquisas qualitativas nas áreas de ciência e desenvolvimento tecnológico. E que foi adaptado pela MercadoMétrica para utilização em pesquisa de mercado.

Com muitas vantagens metodológicas sobre outros métodos de pesquisa qualitativa, o Método Delphi Mercadométrica é uma fonte de conhecimento detalhado e com resultados de grande validade. Dados muito mais sólidos e consistentes do que os obtidos com outras metodologias qualitativas.

Veja abaixo os principais usos em pesquisa de mercado:




Motivações e Valores


Por trás do comportamento dos consumidores (loja escolhida para compras, produto preferido, marca predominante, etc.) está uma motivação. Mas por trás da motivação estão os valores que são aspectos centrais do estilo de vida das pessoas.

As pesquisas tradicionais, qualitativas ou mesmo quantitativas, somente captam superficialmente estas características importantíssimas que estão na base de tudo que o consumidor escolhe, pensa e faz.

Em contraste, o Método Delphi MercadoMétrica, em virtude do procedimento de teste e reteste, traz informações que chegam ao âmago do consumidor. Traz informações verdadeiras e que, portanto, tem alta validade e maior capacidade de prever o comportamento futuro do consumidor.




Posicionamento


O posicionamento pode ser definido como o espaço que a marca, a loja ou produto ocupa na mente do consumidor. A grande vantagem do Método Delphi MercadoMétrica em estudos de posicionamento é permitir o aprofundamento dos atributos de imagem, chegando-se a conhecer com riqueza de detalhes, a personalidade das marcas presentes no cenário competitivo analisado.

Com estes dados, fica muito mais seguro tomar decisões sobre a estratégia comercial: canais de distribuição, preços, elementos de
diferenciação, etc. E ainda mais fácil criar e implementar as estratégias de comunicação por se ter informações sobre os pontos mais persuasivos, argumentos que irão sensibilizar o consumidor.




Cenários Futuros


Todas as situações empresariais tem um componente importante que é o cenário futuro: qual será o nível de consumo, qual será a ação da
concorrência e tantos outros aspectos incertos.

Além dos pontos de incerteza há também a possibilidade de mudança de tendência, muitas vezes provocada pelos chamados pontos de inflexão que mudam as séries históricas dos dados. O passado perde força e o futuro segue outros critérios.

O Método Delphi é utilizado em ciência e tecnologia justamente para traçar cenários futuros que, mesmo hipotéticos, ajudam a tomar decisões de planejamento. É a busca de um futuro com menos surpresas. Como disse Darwin, o futuro pertence a quem se adapta melhor, não ao mais forte.

No campo de pesquisa de mercado, o Método Delphi MercadoMétrica tem sua principal aplicação em traçar macrotendências. Também pode ser usado como ferramenta auxiliar para previsão de vendas.




Inovação


O futuro das empresas está cada vez mais atrelado a inovações. Mas inovação exige três componentes essenciais: (1) Criatividade, (2) Pesquisa e (3) Implementação.

O Método Delphi MercadoMétrica auxilia, de forma excepcional, nas três etapas do processo de inovação. A criatividade é muito mais livre do que por outros processos de “brainstorming”. A pesquisa pode incorporar opiniões diversas, de consumidores a experts, e resulta em uma forma estruturada de pensamento. E para implementar a inovação, o método faz naturalmente, como parte de sua análise fundamentada, a escolha de prioridades e das alternativas mais viáveis, mais consensuais.

É por esta habilidade de fundamentar as inovações que o método Delphi é também o método qualitativo muito usado em pesquisas avançadas em ciência, saúde pública, tecnologia e urbanismo. E agora, com a adaptação MercadoMétrica, também em estudos de mercado.